sábado, 30 de abril de 2011

Aborto

Do latim abortus 1. Expulsão natural ou provocada de um embrião ou de um feto [...] antes da data de viabilidade. Enciclopédia Larousse Cultural

Assim, em poucas palavras, parece fácil definir aborto, essa questão é, porém, muito mais complexa tanto no sentido biológico quanto no sentido moral, religioso e mesmo político.

Tem-se o direito de acabar com uma vida de outro ser humano? Em que casos?

Quão parecido o embrião é com um ser humano formado?
Afinal, quando começa a vida?

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Afinal, quando começa a vida?

AS 8 EXPLICAÇÕES MAIS COMUNS SOBRE O INÍCIO DA VIDA

Teoria Biológica
A vida começa na concepção, isto é, quando o espermatozóide (que carrega em seu DNA 23 cromossomos) penetra o ovócito (que também possui em seu DNA 23 cromossomos) e ambos se fundem, formando a primeira célula com toda a programação genética do indivíduo até a fase adulta.
Teoria Embriológica
A vida só começa na 3ª semana da gestação, porque antes disso o embrião pode se dividir e dar origem a outros indivíduos.
Teoria Neurológica
Se a morte é o fim das ondas cerebrais, então a vida é o início desta atividade, o que ocorre somente a partir da 8ª semana.
Teoria da Nidação
A vida inicia a partir do momento em que o embrião se fixa no útero, o único ambiente em que ele pode se desenvolver. Isso só acontece por volta do 40° dia da gestação.
Teoria Ecológica
A vida só começa quando o feto pode viver fora do útero. Para isso, é preciso que os pulmões estejam prontos, o que ocorre por volta da 25ª semana de gestação.
Teoria Fisiológica
A vida só começa quando o indivíduo nasce e se torna independente da mãe, com seu sistema circulatório e respiratório.
Teoria Metabólica
A vida é um processo contínuo infinito. Portanto, não faz sentido discutir seu início já que o óvulo e o espermatozóide são apenas o meio da cadeia vital.
Teoria do Reconhecimento
A vida começa quando o ser humano reconhece a diferença entre si e os demais. Isso só acontece ao longo dos primeiros meses após o nascimento.

As oito explicações presentes no quadro acima foram retiradas da Revista Enfoque. Será utilizada como foco de estudo aquela que se baseia na Teoria Biológica, na qual se considera o início da vida a partir da fecundação.
Após o encontro do espermatozóide como o óvulo, forma-se uma célula diplóide, capaz de se multiplicar e se diferenciar em todos os órgãos e tecidos presentes em um ser humano (células tronco embrionárias).  Nessa fase, compreendida do período de fecundação até a 3° semana, o ser formado é chamado de zigoto.
A segunda fase ( 3° a 8° semana )é a embrionária, nela ocorre o início da formação de importantes órgãos como o coração e o pulmão. A terceira e última etapa é aquela na qual o feto se prepara a para a vida extra-uterina. Nessa fase, 9° semana até nascimento, todos os órgãos e sistemas ficam prontos.